ENTREVISTA COM O PROFESSOR (A) ALFABETIZADOR (A)


 
1.          CONTEXTO DA ESCOLA

 1.1      Você trabalha numa escola pública ou particular? Trabalho numa escola pública e particular.

1.2    Qual é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)? Jequié-Ba São Gonçalo - RJ.

1.3      Quais as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual trabalha?  Problemas com pais de alunos.

1.4     A estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para a alfabetização? Sim.

1.5     A escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional responsável para esse atendimento?

Não, pois trata-se de uma escola em processo de estruturação.

1.6      Qual é o perfil dos alunos? Família, bairro, renda familiar etc.

O perfil majoritário é de baixa renda, mas também temos os não assalariados .

1.7      Na escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento? Não, porém é um dos itens de nosso projeto .


2.     O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES

 

2.1      Qual é a sua formação? Formada em pedagogia, com especialização em psicologia educacional.

2.2      Qual foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)? Não realizei .

2.3      Quais os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores alfabetizadores?

Creio que na esfera particular( escolas de pequeno porte ) seja muito difícil pelos custos envolvidos e pelo baixo lucro líquido que arrecadam . Portanto não há incentivo .

2.4      Há relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de atuação? Sim, sempre .

2.5      Qual é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no que diz respeito às políticas de alfabetização?

A relação é bastante a decisão é unilateral, por se tratar de escola particular .

2.6      Quais são as ações de planejamento da escola?

Trabalho de qualidade com foco em letramento, pesquisa de material didático atualizado e de qualidade ..Trabalhar temas atuais para despertar o interesse dos alunos .Foco nas características individuais de cada aluno .Parceria com os pais no que diz respeito a dificuldades individuais dos alunos .

2.7      Como se organiza a dinâmica do recreio?

Recreio separado por faixas etárias , pois as brincadeiras de uma faixa é incomum a outra .

2.8      Qual é a sua carga horária de trabalho?

2 horas de planejamento por dia e 4 horas lecionando por dia .

2.9      Quantos anos você possui no magistério como alfabetizador (a)? R.: 17 anos .

2.10    De que forma você trabalha os conteúdos disciplinares no processo de alfabetização?

R. Com a participação dos alunos, uma aula interativa com exemplos que sejam do interesse do aluno .

2.11   Quais são os conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos?

R.Gênero narrativo, historinhas com temáticas do cotidiano buscando sempre um diálogo com todos os alunos, visando não só a alfabetização como também o letramento .


2.12    Como você trabalha a questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula

R. O processo é realizado de forma , onde o aluno só passará à fase seguinte após aprender o conteúdo necessário para prosseguir .

2.13    Como está estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula?

R. Uma pequena recreação em sala até que todos cheguem, música, aula, recreio, lanche, recreio, atividades lúdicas, brincadeiras antes da saída .

2.14               Quais são as dificuldades que são encontradas em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?

R. Desnivelamento de aprendizado, crianças com algum tipi de deficiência .

2.15               Já participou de cursos de formação continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem dos investimentos feitos para essa formação?

R. Sim, Palestras e Conteúdos Digitais .

2.16               Quais são os meios que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na escola?

R. Internet.

2.17               Qual é o método que você utiliza para alfabetizar?

R.Método Alfabético que tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois todas as suas combinações silábicas e em seguida, as palavras .A partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias .

3.          IDENTIFICAÇÃO: NOME: Marizane de Oliveira Soares, 37 anos .Gênero: Feminino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog