ENTREVISTA COM O
PROFESSOR (A) ALFABETIZADOR (A)
1.2
Qual é o município que você
trabalha como professor (a) alfabetizador (a)? Jequié-Ba São Gonçalo - RJ.
1.3
Quais as dificuldades e problemas
enfrentados e superados pela escola na qual trabalha? Problemas com pais de
alunos.
1.4 A estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para a alfabetização? Sim.
1.5
A escola possui sala para
atendimento especializado? Existe um profissional responsável para esse atendimento?
Não, pois trata-se de uma escola em processo
de estruturação.
1.6 Qual é o perfil dos
alunos? Família, bairro, renda familiar etc.
O perfil majoritário
é de baixa renda, mas também temos os não assalariados .
1.7
Na escola existe biblioteca? Como
se dá a dinâmica de funcionamento? Não, porém é um dos itens de nosso projeto .
2.
O TRABALHO E A VIDA
DOS PROFESSORES
2.1
Qual é a sua formação? Formada em
pedagogia, com especialização em psicologia educacional.
2.2
Qual foi o processo seletivo que
participou para atuar como professor (a)? Não
realizei .
2.3
Quais os incentivos oferecidos pela
escola para a formação continuada dos professores alfabetizadores?
Creio que na esfera particular( escolas de pequeno porte ) seja muito
difícil pelos custos envolvidos e pelo baixo lucro líquido que arrecadam .
Portanto não há incentivo .
2.4
Há relação entre área de formação
dos professores alfabetizadores com a área de atuação?
Sim, sempre .
2.5
Qual é a relação dos professores
com as decisões implementadas na escola no que diz respeito às políticas de alfabetização?
A relação é
bastante a decisão é unilateral, por se tratar de escola particular .
2.6 Quais são as ações
de planejamento da escola?
Trabalho
de qualidade com foco em letramento, pesquisa de material didático atualizado e
de qualidade ..Trabalhar temas atuais para despertar o interesse dos alunos
.Foco nas características individuais de cada aluno .Parceria com os pais no
que diz respeito a dificuldades individuais dos alunos .
2.7 Como se organiza a
dinâmica do recreio?
Recreio separado por
faixas etárias , pois as brincadeiras de uma faixa é incomum a outra .
2.8 Qual é a sua carga
horária de trabalho?
2 horas de
planejamento por dia e 4 horas lecionando por dia .
2.9
Quantos anos você possui no
magistério como alfabetizador (a)? R.:
17 anos .
2.10
De que forma você trabalha os conteúdos disciplinares
no processo de alfabetização?
R.
Com a participação dos alunos, uma aula interativa com exemplos que sejam do
interesse do aluno .
2.11
Quais são os conteúdos selecionados para o trabalho
de alfabetização com os alunos?
R.Gênero
narrativo, historinhas com temáticas do cotidiano buscando sempre um diálogo
com todos os alunos, visando não só a alfabetização como também o letramento .
2.12
Como você trabalha a questão da
diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula
R.
O processo é realizado de forma , onde o aluno só passará à fase seguinte após
aprender o conteúdo necessário para prosseguir .
2.13
Como está estabelecida a rotina (passos) da sua sala
de aula?
R.
Uma pequena recreação em sala até que todos cheguem, música, aula, recreio,
lanche, recreio, atividades lúdicas, brincadeiras antes da saída .
2.14
Quais são as dificuldades que são
encontradas em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?
R. Desnivelamento de aprendizado, crianças
com algum tipi de deficiência .
2.15
Já participou de cursos de formação
continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem dos investimentos feitos para essa formação?
R. Sim, Palestras e Conteúdos Digitais .
2.16
Quais são os meios que utiliza para se informar
sobre a sua área de atuação na escola?
R. Internet.
2.17
Qual é o método que você utiliza para alfabetizar?
R.Método
Alfabético que tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das
letras do alfabeto, depois todas as suas combinações silábicas e em seguida, as
palavras .A partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo
até conhecer histórias .
3.
IDENTIFICAÇÃO: NOME: Marizane de Oliveira Soares, 37
anos .Gênero: Feminino.
Comentários
Postar um comentário